VOCÊTEM CUIDADO DA SUA SAÚDE?
Como descobri meu problema de saúde?
Antes de falar do meu problema quero falar quais eram os meus sintomas e o que me fez procurar um profissional,vamos lá....Em 2013 estava com alguns sintomas que não era comum no meu corpo,quais eram esses sintomas?
-
Estava sentindo muitas dores de cabeça
-
meu cabelo estava caindo muito
-
muito sensível,chorava o tempo todo
-
Muito nervosa
-
Minha menstruação sumiu e não vinha mais
-
Tive ganho de peso
Fiz alguns exames nada constaram,até que resolvi procurar uma ginecologista e contei para ela todos os meus sintomas e baseado nos meus sintomas ela me pediu alguns exames hormonais e assim que peguei o resultado tinha um dos meus hormônios que estava bem alterado que foi a prolactina. para quem não sabe o que prolactina vou mostrar pra vocês o que é:
Prolactina é um hormônio presente no leite humano. Quando esse hormônio está no sangue em alta dosagem, podem ocorrer diversos problemas na saúde da mulher. Os principais sintomas da prolactina alta são: bloqueio da menstruação (amenorreia) e infertilidade.
O hormônio prolactina é produzido pela glândula hipófise, que está localizada no interior da caixa craniana chamada de hormônio do leite, essa substância é importante no corpo da mulher já que ela é responsável por desenvolver as mamas e consequentemente, provocar o aleitamento.
Quando a mulher não está grávida, a prolactina ainda assim é importante no corpo. O hormônio está relacionado com a regulação da menstruação e da ovulação e ajuda a controlar outros hormônios femininos.
Principais sintomas da prolactina alta
Um dos sintomas da prolactina alta mais comum é a saída involuntária de leite pelas mamas. É normal nesses casos o ginecologista pedir um exame de prolactina a fim de ver se há alguma alteração na menstruação.Nesses casos, os sintomas da prolactina alta envolvem períodos menstruais irregulares ou ausentes,O valor normal de prolactina no sangue é de até 26 ng/mL.dependendo de cada laboratório. Quando o valor ultrapassa isso, configura-se o quadro de hiperprolactinemia. Em casos no qual a mulher possui taxas superiores a 100 ng/mL pode surgir um tumor benigno, chamado de adenoma.Dependendo da dosagem hormonal, o médico pode recomendar o uso de medicamentos. Já nos casos em que se encontra um tumor, o tratamento ainda assim é feito com remédios. Só se recorre à cirurgia quando o tratamento clínico falha e não controla os sintomas da prolactina alta.
Minha ginecologista é uma ótima profissional mas tem um defeitinho,não sabe da o resultado de uma forma que fiquemos tranquilos vou tentar explicar a reação dela,ao ver que a prolactina deu alterada ela suspirou e disse nossa deu muito alto e quando está nesse valor tudo indica que você esteja com um tumor e o pior que ele traz cegueira, pense ai,já usava 14 graus de miopia já tinha dificuldade para enxergar e ouvir isso,respirei fundo e pensei Deus é maior nada de ruim vai acontecer,então ela me pediu para fazer uma tomografia e levar com urgência para endocrinologista e assim o fiz fui pra outra cidade e quando entreguei o resultado a endócrino ela disse você vai precisar fazer uma ressonância da sela túrcica com contraste pois tomografia não mostra o adenoma,mas antes você vai repeti o exame da prolactina.o primeiro exame deu 165 veja ao lado.
O segundo sem medicação deu 115,as orientações para fazer o exame e esta em jejum de 8 horas,esperar por meia hora,antes de coletar o sangue,não fazer exercícios físicos,não estimular as mamas,não ter relações sexuais,não praticar exercícios físicos etc,no primeiro tinha feito caminhada,e não esperei por meia hora,no segundo fiz certinho e baixou para 115,veja ao lado,
Depois de analisar ela viu que estava ainda alterada então me deu o pedido para fazer ressonância com contraste da SELA TÙRCICA e assim que peguei o resultado foi constatado um MICROADENOMA HIPOFISÁRIO de 0,7 e a partir daí iniciei o tratamento com o DOSTINEX veja a imagem
A dose recomendada e a duração do tratamento com Dostinex devem ser indicadas pelo seu médico, pois estas dependem do problema a tratar e da resposta de cada paciente ao tratamento.
Ela me receitou tomar 1 comprimido por semana de 0,5 na segunda e na quinta feira,tomava metade na segunda e metade na quinta.
Efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais de Dostinex podem incluir enjoo, dor de cabeça, tontura, dor abdominal, má digestão, fraqueza, cansaço, prisão de ventre, vômito, dor no peito, vermelhidão, depressão, formigamentos, palpitações, sonolência, sangramentos nasais, alterações na visão, desmaio, cãibras nas pernas, queda de cabelo, delírios, falta de ar, inchaço, reações de alergia, agressividade, aumento do desejo sexual, tendência a viciar-se em jogos, delírios e alucinações, problemas respiratórios, dor no estômago, pressão baixa ou diminuição da pressão ao levantar.
Deixando bem claro que a pessoa pode sentir um ou outro dos efeitos colaterais e tem pessoas que não sente nenhum dos efeitos colaterais,eu por exemplo sentia dores fortes na nunca e olhos,tonturas e so foi por 3 semanas até meu organismo se adaptar