top of page

Faça tudo com amor e carinho.

Siga-me

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

Inscreva -se

Adenoma na hipófise


Adenomas de hipófise são tumores na glândula hipófise, também chamados adenomas Hipofisários, tão tumores benignos que podem provocar sintomas neurológicos e endócrinos. Os adenomas da hipófise podem ser funcionantes (produtores de hormônios como a prolactina, hormônio do crescimento e ACTH) ou não funcionante (não produz hormônios). Por ordem de freqüência, os adenomas mais comuns são os secretores de Prolactina ( prolactinomas ), de GH ( causa acromegalia), os Não-secretores (não-funcionantes), e os de ACTH (provoca doença de Cushing).

Do ponto de vista de tamanho ou volume, os adenomas são classificados em microadenomas (<100 mmm) ou macroade

Sintomas do adenoma na hipófise

Os sintomas do adenoma da hipósfise podem ser devidos ao tamanho e à posição do adenoma ou devido a sua interferência na produção dos hormônios.

O adenoma da hipófise pode causar dores de cabeça. As dores de cabeça não têm características específicas, podem ser de intensidade fraca ou serem dores fortes. O diagnóstico pode ser difícil pois o crescimento do adenoma em geral é lento e dores de cabeça podem ser antigas no paciente. Não se correlacionam exatamente com o tamanho do adenoma.

A cefaléia pode ser em muitas localizações, podem atrás dos olhos, em toda a cabeça, e caso o adenoma esteja crescendo mais para um lado, a dor pode ser unilateral. Pode ser confundido com um quadro de cefaléia tensional, enxaqueca, cefaléia em salvas ou outras cefaléias primárias. Durante a gravidez a hipófise costuma aumentar de tamanho, podendo causar dor de cabeça durante o período da gestação, gravidez.

Quando o tumor da hipófise cresce o adenoma pode afetar a visão pois pode comprimir as vias neurais da visão. Ocorre uma diminuição na visão periférica (defeitos na visão para os lados), embora outras perdas de visão possam também ocorrer. A diminuição na visão periférica pode ser extensa sem que o doente se aperceba, uma vez que as pessoas tendem a confiar mais na visão central, do que na periférica, para as atividades as diárias. Os adenomas da hipófise podem gerar visão dupla ao olhar acima, para baixo, ou para o lado. Isto é devido ao crescimento do adenoma para o lado, passando a pressionar os nervos que controlam os movimentos dos músculos do olho.

Os sintomas endócrinos são provocados por deficiência ou excesso de produção dos hormônios hipofisários. A deficiência de hormônios hipofisários é conhecida como Hipopituitarismo. Quando os adenomas da hipófise não funcionantes crescem, comprimem a restante glândula e interferem com a sua normal função. Isto pode conduzir a deficiências nas hormônios que controlam a função sexual e reprodutiva, a glândula tiroide e as glândulas supra-renais. Mais raramente aparece o diabetes insipidus.

As situações de excesso de produção hormonal hipofisária provocam sintomas clínicos bastante característicos que são os Prolactinomas (secretam prolactina), a Acromegalia (secretam hormônio de crescimento-GH ), e a Doença de Cushing (secretam hormônio adrenocorticotrófico – ACTH).

Publicidade

bottom of page